Embutidos Casa de Pedra: cinco décadas de tradição e sabor em forma de alimento e cultura

atualizado em: 11/05/2021

Fundado em 1965, o Embutidos Casa de Pedra produz alguns dos itens mais tradicionais da culinária germânica. A empresa leva o sabor e a qualidade dos produtos para comércios, restaurantes, feiras e eventos (este somente fora dos tempos de pandemia). Ao longo das mais de cinco décadas de história, construiu reputação sólida e valoriza muito a tradição de sabor, qualidade e compromisso com o cliente, com o devido reconhecimento de um público fiel.

Criada pela família Brusius, a empresa chegou a ficar fechada por um tempo, mas foi reaberta por três sócios e atualmente é comandada pela empresária Berenice Hoerlle, que ingressou em 2012 no administrativo da empresa familiar. Os produtos seguem sendo feitos de forma artesanal, o que garante seu sabor, textura e consistência. Além disso, não se abre mão de usar carne de procedência e utiliza somente os aditivos de conservação exigidos pela legislação vigente, sem itens que alterem as propriedades do produto final. Além das linguiças, que são carro-chefe da empresa, o Casa de Pedra produz salames defumados em carvão e lenha e salamitos.

Além do compromisso com a qualidade do produto entregue aos clientes, com o olhar valorizando o passado e projetando o futuro, a empresária pontua que tem um objetivo maior. “Entendo que temos a missão de preservar a cultura da marca e também do consumo destes itens. Eles fazem parte da história da região e é muito gratificante apresentar nossos produtos para crianças e jovens. Desejamos que as novas gerações sigam com este apreço tão tradicional”, destaca.

Em 2012, o Embutidos Casa de Pedra mudou-se para o endereço atual, com sede própria. A empresa conta com quatro colaboradores diretos, entre produção e administrativo, além dos vendedores externos, veterinário e engenheiro químico – profissionais indispensáveis para o processo e adequações para as normas e exigências sanitárias e comerciais. Nos últimos anos, o espaço passou por algumas adaptações, permitindo assim que possa ser distribuído em todo o Rio Grande do Sul o sabor típico igrejinhense.

O Embutidos Casa de Pedra está localizado na Rua Cristoph Schaeffer, 107, no Bairro XV de Novembro, em Igrejinha.