Conheça o Pix, a nova forma de realizar transações financeiras

atualizado em: 27/10/2020

Conheça o Pix, a nova forma de realizar transações financeiras

A partir do dia 16 de novembro, o Pix, um novo sistema de transferências monetárias eletrônicas instantâneas estará disponível para o público. Desenvolvido para facilitar o dia a dia, com transações fáceis, simples e rápidas, ele veio para revolucionar as operações financeiras. Através dele, transferências e pagamentos passam a ser efetivados de forma instantânea. Transações que, algumas vezes, levam até dias para serer realizadas, com o Pix passarão a ser feitas em até 10 segundos. E o melhor, 7 dias por semana, 24 horas por dia.

O que é o Pix?

Criado pelo Banco Central do Brasil, o Pix é uma solução para você realizar transferências e pagamentos em apenas 10 segundos. A “Chave Pix” é a identificação da sua conta na sua instituição financeira. É uma espécie de apelido para os seus dados bancários. Ao invés de informar número e nome do banco, número da agência, tipo e número da conta e número do seu CPF ou CNPJ, você só informa a sua Chave Pix.

Como Funciona?

O PIX será integrado aos serviços já oferecidos por bancos, fintechs e estabelecimentos comerciais. As transferências ocorrem diretamente da conta do usuário pagador para a conta do usuário recebedor, sem a necessidade de intermediários, o que propicia custos de transação menores. Em aplicativos de vários bancos já é possível fazer o cadastro nessa nova solução em botões com o nome de PIX.

Diferente do TED e DOC, não será preciso informar número de conta e agência para iniciar uma transferência. No PIX, essas informações são substituídas pelo que o Banco Central chama de Chave PIX. A chave pode ser um CPF, CNPJ, número de telefone celular ou endereço de e-mail.

Outra forma de pagamento é via QR Code. Os estabelecimentos comerciais poderão gerar um QR Code Pix para receber pagamentos. Há duas opções. O estático, que pode ser utilizado em várias transações, onde é definido um valou único e fixo a ser pago. Já no dinâmico, o valor varia e é utilizado exclusivamente para cada transação isolada.

Quais as vantagens?

A principal delas é o fato de não ter custo para pessoa física. Para empresas há um custo a cada recebimento dos pagamentos, mas bem menor que em outros meios de pagamento. A facilidade e rapidez são outros diferenciais do Pix. A operação é feita utilizando apenas a chave como informação e em segundos o dinheiro é debitado de uma conta e creditado em outra. Além disso, o Pix vai operar 24 horas por dia, sete dias por semana.

Como realizar os pagamentos?

Quando a ferramenta começa a operar, os usuários podem fazer transferências e pagamentos para contas de qualquer instituição financeira. Quem vai pagar deve acessar o Pix no app de seu banco e digitar a chave da pessoa ou empresa que vai receber e o valor. Depois disso é só conferir as informações e finalizar a operação. Em até 10 segundos o valor já estará na conta