Programa Evoluir tem ajudado empresários de Igrejinha e Três Coroas a se desenvolverem

atualizado em: 16/08/2022

Contribuir com o desenvolvimento dos empresários e das empresas de Igrejinha e Três Coroas em diferentes áreas. Este é o objetivo do Programa Evoluir, realizado pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Igrejinha e Três Coroas, que vem fortalecendo os empresários participantes através de muita troca de informação com ajuda mútua e conhecimentos técnicos e de dia a dia que são abordados. São encontros mensais, onde os empresários compartilham suas experiências e trabalham ferramentas para aplicarem em seus negócios.
Para o presidente da CDL de Igrejinha e Três Coroas, Vinicio Morgenstern, o principal benefício do Programa Evoluir é oferecer um espaço de troca e conversa para os participantes, onde todos tem o mesmo objetivo que é crescer e melhorar. “Todo empresário é muito só, especialmente os pequenos e médios, e é difícil ter com quem compartilhar as coisas e tirar dúvidas. Quando a gente traz para um grupo que trabalha junto, que vai pensar em soluções e que está, todo dia, sentindo na pele as dificuldades e vencendo as barreiras, vai haver um olhar diferenciado. Muitas vezes eu estou cometendo um erro que outra pessoa já passou e pode me orientar ou eu posso ajudar outros a não cometerem o mesmo erro que eu já cometi. Isso ajuda muito na hora de compartilhar e se desenvolver”, justifica. Ele comenta que os resultados já são perceptíveis através da performance que os participantes vem tendo em seus negócios, a partir do olhar mais focado para o empresarial. “Quando você está com outros empresários surgem ideias, produtos novos, melhora em resultados, consegue organizar melhor, contrata melhor... Temos visto isso acontecer, é uma evolução significativa”, celebra.
Em alguns dos encontros, o grupo recebe um empresário convidado que compartilha sobre a sua trajetória, falando de seus erros e acertos no mundo corporativo. Em agosto, quem participou foi o empresário Juersi Lauck, sócio-fundador da Usaflex, que falou sobre seus mais de 40 anos no mercado calçadista e os desafios enfrentados e conquistas obtidas. “Ouvir essas pessoas é importante para que gente consiga perceber que as empresas não nascem gigantes. Elas nascem pequenas e crescem quando se tem propósito, persistência, um objetivo principal definido e constância a gente consegue tudo o que quer. O Juersi contou sobre o início de tudo, que cada sócio entrou no negócio com uma máquina de costura. Eram cinco sócios, portanto, eram apenas cinco máquinas. Isso inspira a gente a pensar quais as ações e determinações que estamos tendo e principalmente se a gente está no caminho certo e se tem propósito”, reflete Vinicio.
O programa é uma continuação da Mentoria 2 CS, um programa subsidiado pela CDL de Igrejinha e Três Coroas para seus associados, e busca dar espaço de fala e troca para promover o crescimento de seus participantes. Assim, para fazer parte, é necessário ser associado da entidade e ter participado do programa.