5 dicas pra vender mais no Dia dos Namorados

atualizado em: 03/06/2022

5 dicas pra vender mais no Dia dos Namorados

Junho chegou e com ele as vitrines e ações pontuais pelo Dia dos Namorados, celebrado no próximo dia 12, se intensificam. A Câmara de Dirigentes Lojistas de Igrejinha e Três Coroas (CDL) destaca que a data oportuniza um incremento de vendas, uma vez que é altamente presenteável e quando significativa parte dos consumidores investe um valor agregado nas compras. De acordo com pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC-Brasil), 57% dos consumidores brasileiros pretendem presentear no Dia dos Namorados. A expectativa é de que sejam injetados R$ 18,06 bilhões na economia brasileira.

O levantamento mostra que os casados são os que mais pretendem presentear seus parceiros ou parceiras (61%), enquanto 31% pretendem comprar presentes para os namorados e namoradas. A pesquisa mostra que com relação aos gastos pretendidos, 34% pretendem gastar mais este ano do que no ano passado, sendo os principais motivos: comprar um presente melhor (64%), o aumento nos preços dos produtos (40%) e melhora de salário (30%). Em média, o consumidor brasileiro deve desembolsar R$ 196 com os presentes do Dia dos Namorados, sendo que esse valor aumenta para R$ 234 entre as pessoas das classes A e B. 26% pretendem pagar no cartão crédito parcelado, 18% no cartão de crédito à vista e 18% no cartão de débito.

A CDL de Igrejinha e Três Coroas pontua que esta é uma oportunidade de aquecer as vendas não somente no varejo com a compra de presentes, mas também em restaurantes e espaços ligados ao turismo, oportunizando experiências diferentes para que os apaixonados celebrem a data. Para que a data possa ser ainda melhor aproveitada pelas empresas locais, a entidade preparou algumas dicas para aquecer as vendas para o Dia dos Namorados.

5 dicas para vender mais no Dia dos Namorados

1.       Entenda o perfil e desejo do presenteado: Na hora do atendimento, é essencial consultar o comprador sobre o perfil e o desejo do presenteado, pois com isso é possível oferecer uma melhor consultoria de vendas para escolher o presente ideal. Na hora de escolher o presente, esses dois itens são decisivos na escolha.

2.       Atenda em todas as plataformas disponíveis: O aumento da demanda é esperado conforme a data se aproxima e por isso é importante estar preparado para todas as formas de atendimento possíveis. Vitrine e loja atraente, redes sociais, WhatsApp Business foram o combo essencial e o atendimento em todas as frentes deve ser ágil e eficiente.

3.       Facilite o pagamento: É possível ajustar as condições e formas de pagamento no período. Pode ser oferecido desconto para pagamento à vista, aumento no parcelamento. Outro detalhe é oferecer mais opções para o pagamento: dinheiro, cartão de crédito e débito, pix, boleto. Facilitar a vida do cliente é importante.

4.       Aumente o ticket médio: É possível oferecer itens adicionais para compor o presente. Nesse caso, na hora do atendimento, é necessário evidenciar o custo-benefício dessas aquisições, pode ser oferecido desconto progressivo por volume de itens. Outra opção é oferecer brinde, frete grátis ou mesmo sorteio para compras a partir de determinado valor.

5.       Ofereça uma experiência: Mais do que vender um bom produto ou serviço de qualidade, o diferencial pode estar na experiência positiva que o consumidor tem. O encantamento do cliente desperta nele a vontade de voltar.